RPPN Porto Cajueiro completa mais um ano sem fogo

Reserva Porto Cajueirow.

Reserva Porto Cajueirow.

Já se vão 5 anos desde que a Usina Coruripe adquiriu a área da reserva Porto Cajueiro. Nesse tempo, o Idese vem caminhando para a busca de melhoria contínua quanto aos cuidados na manutenção e preservação da RPPN, procurando deixá-la longe do fogo que tanto atinge a região.

O ótimo resultado vem sendo obtido em função de dois grandes fatores: um foi o período chuvoso que começou mais cedo, e o outro foi à busca por alguns investimentos feitos na aquisição de equipamentos para melhoria da infra-estrutura.

Tradicionalmente os meses de outubro e novembro são de intenso trabalho na região norte de Minas, pois é um período muito seco e com ventos fortes, propiciando muito focos de incêndio nas áreas de cerrado. Porém esse ano está sendo atípico, uma vez que, até agora, já choveu o equivalente a 300mm, ou seja, seis vezes mais do que o normal. Com isso, a preocupação de um grande incêndio na unidade foi totalmente descartada, ficando para o ano que vem, já que o material combustível (folhas e ramos que após o período chuvoso secam) terá aumentado muito. Outro fator que garantiu a integridade da reserva foi o investimento de quase R$ 100. 000,00 (cem mil reais) em uma caminhonete e um tanque de combate puxado a trator.

A nova caminhonete será usada no trabalho administrativo, permitindo assim que o veículo já existente fique disponível para o transporte de brigadistas, resultando em maior agilidade. Houve uma forte atuação da brigada em 30 de agosto deste ano, onde ela combateu um foco que estava cerca de 2 Km próximo da reserva. Com o novo esquema montado foi possível um ganho de quase uma hora, que se tratando de incêndios pode significar muitos hectares de cerrado. Quanto a compra do novo tanque, trará um benefício enorme para a região, pois ele tem capacidade para 5000 litros e possibilitará o combate em lugares que antes não era possível chegar com o caminhão.

Com esses novos equipamentos, a brigada da reserva Porto Cajueiro, que já era considerada uma das mais bem equipadas do estado, agora passa a ser definitivamente uma referência em termos de combate a incêndios florestais.

Para o próximo período seco, serão implantadas novas mudanças que irão possibilitar a máxima eficiência em localizar os focos, quando aparecerem.
"É uma busca pela melhoria constante dos métodos de prevenção e combate. Temos que ser como o exército. Pode ser que ele nunca vá a uma guerra, mas se ela acontecer, temos que estar preparados, afirma Bertholdino – Coordenador Ambiental.”


Deixe um comentário

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

creche 1

Seja Idese

O Idese quer sua colaboração. Seja um dos nossos voluntários. Preencha o cadastro e faça parte dessa iniciativa e nos... Saiba Mais

  • Coruripe
  • Feliz Deserto
  • Sebrae
  • Coruripe