OPA começa a produzir e comercializar sabão em barra

As artesãs da Oficina de Papel Artesanal (OPA), instituição que conta com o apoio da Usina Coruripe está localizada no Povoado de Pontes, município de Feliz Deserto, iniciaram a produção de sabão em barra, no mês de agosto.

“Depois que soubemos da possibilidade de fazer sabão a partir da reutilização do óleo de cozinha, entramos em contato com o coordenador de Gestão Ambiental da Coruripe, Valdir Costa, que providenciou uma instrutora do Instituto do Meio Ambiente para nos ensinar a fazer o produto, seguindo todas as normas de segurança e ambientais”, explicou Daniela Bispo, presidente da OPA.

O processo de produção é simples. Primeiro as artesãs recolhem o óleo nas comunidades próximas ao Povoado de Pontes. Para isso, têm contado com o apoio de moradores e de donos de restaurantes. Depois o óleo é coado e misturado com glicerina, essência e soda líquida.
“A gente coloca tudo em um recipiente e mexe à mão. Logo o líquido vai ficando mais consistente. A gente então o transfere para outra vasilha e, com o material já enrijecido, corta as barras”, diz Daniela.

Com o sabão pronto, é hora de comercializar. Um tablete é vendido a R$ 0,70 e um pacote com cinco custa R$ 3,50. “Está dando muito certo, graças a Deus. Estamos vendendo para as comunidades aqui perto e a nossa expectativa é crescer”, destaca a presidente da OPA.

Para ela, além de ser uma renda extra a produção de sabão também significa independência financeira. “A partir do nosso trabalho, ganhamos o nosso dinheiro e não precisamos ficar dependendo apenas dos nossos maridos”, lembrou Daniela.

Deixe um comentário

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

creche 1

Seja Idese

O Idese quer sua colaboração. Seja um dos nossos voluntários. Preencha o cadastro e faça parte dessa iniciativa e nos... Saiba Mais

  • Coruripe
  • Feliz Deserto
  • Sebrae
  • Coruripe